terça-feira, 10 de junho de 2008

HIT - High Intensity Training - Histórico

Histórico

O nome da metodologia de treinamento de força (HIT – High intensity training) fala por si só o seu conceito. É baseada principalmente na intensidade, ou seja, ninguém consegue treinar com máxima intensidade fazendo um número enorme de séries. Essa metodologia não é nova, porém pouco divulgada por inúmeros fatores (dentre eles comerciais), entretanto esse não é o ponto de discussão no presente momento.
Arthur Jones (1924-2007) percebeu, desde os anos 1940, que os ganhos obtidos em suas sessões de treinamento de força tradicionais estagnaram-se. Com isso, experimentou diminuir o número de séries que fazia de 4 para dois (porém, realizando-as até o fracasso total). Com uma nova estagnação, passou a realizar apenas uma única série até o fracasso, tendo ótimos ganhos. Conseqüentemente, Arthur Jones observou que “você pode treinar árduo ao fracasso, ou você pode treinar mais demoradamente com várias séries e exercícios, o que não vai servir muito na construção muscular, mas ninguém pode fazer os dois”. Entre os anos 40 e 70, Arthur Jones se dedicou a financiar pesquisas na área do treinamento físico. Como resultado, passou a escrever em revistas de grande circulação da época, inclusive indo de encontro às metodologias adotadas pelas estrelas do culturismo na época.
As pesquisas de Arthur também revolucionaram no que se refere às máquinas, resultando no desenvolvimento da primeira máquina Nautilus. As vendas do Nautilus pullover machine tomaram grandes proporções. E, após 30 anos de estudo, publicaram-se os princípios de treinamento Nautilus, sendo o primeiro a utilizar termos como “treinamento ao fracasso”, “habilidade de recuperação”, “efeito indireto do treinamento”, “extensão total”, “negativas acentuadas”, entre outros. No início dos anos 70, começou a treinar Casey Viator e, com isso, Casey ganhou o Mister América em Los Angeles, com apenas 19 anos na categoria pesada e no overall. Além da subdivisão que existia na época, em que se premiavam as melhores partes do corpo, individualmente. Ganhou melhores panturrilhas, bíceps, tríceps, peito etc. Dois meses após, ganhou Mister USA e ficou conhecido como garoto propagando da Nautilus. Foi por intermédio de Casey Viator que Mike Mentzer (que mais tarde mudou a freqüência, entre outras coisas e fez o seu método, o Heavy Duty) foi apresentado a Arthur Jones e, seguindo seus conselhos, ganhou o Mister Universo em 1978.
Em alguns anos, a Nautilus desenvolveu outros aparelhos e se transformou numa grande empresa e desenvolveu outras máquinas. Em 1987, Arthur vendia a Nautilus para abrir a Hammer Strength que, em 1988, lançava 10 máquinas de grande avanço tecnológico e com um arco de movimento excelente. Arthur Jones morreu em 2007 e ainda continuava suas pesquisas.

Nenhum comentário: