quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Sangue acidifica?


Muito se tem falado sobre alimentos que acidificam o sangue nas redes sociais.
O pH sanguíneo é em torno de 7,34-7,45, ou seja, levemente alcalino. Então, segundo a lógica de quem acredita que o sangue acidifica, alimentos normalmente ricos em proteína, como carne, peixes, cereais, frutos do mar, leite e derivados, aumentariam o pH sanguíneo. Com isso, diversas células teriam suas atividades comprometidas. Então utilizaríamos recursos endógenos para alcalinizar o sangue, como o cálcio dos ossos, comprometendo a densidade mineral óssea.
Mas como já comentei aqui várias vezes. Teorias fisiológicas podem fazer sentido, mas há desfecho clínico?
Bora para um pouco de fisiologia básica?
Nosso organismo possui sistemas de tampão, que mantém o pH fisiológico, mesmo em situações que possam alterá-lo. 


 
Um sistema muito presente é no próprio sangue, através da hemoglobina presente nas células vermelhas (hemácias) e pelo bicarbonato circulante. Esse sistema mantém a homeostase através da neutralização do gás carbônico (CO2). Com isso, os pulmões podem aumentar ou diminuir a liberação de CO2 através da respiração, conforme a necessidade. .
Notam que, na musculação ou em tiros de alta intensidade, vocês ficam ofegando, liberando CO2? Sim, exercícios de alta intensidade produzem ácido lático, que é dissociado em lactato e íons hidrogênio (H+). Esses íons H+ acidificam o meio e o organismo precisa manter a homeostase. Interessante que esses íons H+ também atravessam a barreira hematoencefálica e estimulam a hiperventilação (aumentando a eliminação de CO2). .
E também temos os rins, que excretam na urina metabólitos ácidos e produzem/reabsorvem bicarbonato. Então, obviamente, se os rins estão excretando metabólitos ácidos, a urina vai estar ácida, mas NÃO O SANGUE!!!
.

Nenhum comentário: