terça-feira, 27 de outubro de 2009

Yohimbina para perda de gordura localizada?

Muito tenho visto na composição de suplementos (principalmente importados) a presença de um fitoterápico, chamado Yohimbina.
Quando vi esse nome e o que prometia, fui procurar o seu mecanismo fisiológico de atuação। Pois bem, a Yohimbina é um alcalóide presente na casca da Yohimbe (uma planta de origem africana) utilizada há anos no tratamento de disfunção erétil, visto que atua como um vasodilatador. Ou seja, ela melhora a qualidade da ereção nos homens,porém sem aumentar a libido.
Os mamíferos possuem os receptores ß (beta) e α (alfa) no tecido adiposo. São nos receptores ß que as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) se ligam para ativar a lipólise (utilização de gordura como fonte de energia). Porém, em diversas situações, como em dietas restritivas (principalmente com muito intervalo entre as refeições), peso muito baixo do ideal e, no outro extremo, alguns casos de obesidade, com o envelhecimento, ações hormonais (estrógeno, por exemplo), os receptores α são ativados e bloqueiam a lipólise. Esse é um mecanismo de defesa de nosso corpo para preservar o que é a maior reserva de energia do organismo: os adipócitos. E do ponto de vista energético, essa fonte de energia é preciosa em tempos de falta de alimento. O que é descartável, do ponto de vista energético, é a proteína muscular. Afinal, podemos viver sem um braço, uma perna, porém não podemos viver sem o fígado, sem o coração, o intestino. Por isso, devemos ter energia para as funções orgânicas. Entretanto, como hoje possuímos supermercados, geladeiras etc, esse mecanismo tornou-se indispensável.
Agora podemos entender porque, ao emagrecer, algumas regiões insistem em conservar aquela gordurinha. Em mulheres, por exemplo, é na região dos quadris. E isso é importante biologicamente, pois a mulher gera um ser e este deve ficar protegido durante a gestação. E o tecido adiposo forma uma capa protetora para o feto. Além disso, em ambos os sexos, aquela gordurinha que se localiza na região lombar, formando o que chamamos de “pneus”, seria para proteção dos rins.
A Yohimbina é um bloqueador dos alpha2receptores (antagonista), ou seja, ela atua impedindo que a queima de gordura seja freada. Existem vários estudos sobre Yohimbina, porém vou tratar dos mais expressivos e/ou recentes.
Ostojic (2006) analisou o uso de 20 mg de yohimbina em 20 jogadores de futebol americanos e houve uma significativa diminuição do peso gordo desses jogadores, sem quaisquer alterações na massa magra. McCarty (2002) frisa que os efeitos colaterais da yohimbina são bem mais moderados que os demais estimulantes adrenérgicos (efedrina, por exemplo) e, administrada antes do exercício, aumenta as concentrações de ácidos graxos livres, a oxidação de gordura (devido ao menor quociente respiratório), potencializando a lipólise. Porém, deve-se tomar cuidado para evitar a ingestão concomitante com carboidratos, pois a Yohimbina potencializa o pico de insulina pós-prandial. Há trabalhos que utilizaram administração tópica de yohimbina e, no trabalho de Greenway (1995) as mulheres obtiveram uma maior redução dos quadris após seis semanas realizando caminhadas e dieta.
Embora se tenha a necessidade de um maior número de trabalhos para comprovar a eficácia da Yohimbina, é certo que a fórmula mágica continua não existindo. Ainda são necessários atividade física e controle alimentar na dieta. A Yohimbina pode ser um coadjuvante no tratamento da obesidade ou sobrepeso no sentido de ajudar a mobilização de gorduras nas regiões em que há maior dificuldade.
Referências:
Berman DM, Nicklas BJ, Rogus EM, Dennis KE, Goldberg AP. Regional differences in adrenoceptor binding and fat cell lipolysis in obese, postmenopausal women. Metabolism. 1998 Apr;47(4):467-73.
Greenway FL, Bray GA, Heber D. Topical fat reduction. Obes Res. 1995 Nov;3 Suppl 4:561S-568S.
McCarty MF. Pre-exercise administration of yohimbine may enhance the efficacy of exercise training as a fat loss strategy by boosting lipolysis. Med Hypotheses. 2002 Jun;58(6):491-5.
Ostojic SM. Yohimbine: the effects on body composition and exercise performance in soccer players. Res Sports Med. 2006 Oct-Dec;14(4):289-99.

13 comentários:

Anônimo disse...

rafael, venho acompanhado seu blog recentemente, tive algumas duvidas quanto a qto d yohimbina deve ser usado por dia , e se nao pode tomar com carbos...

Rafael Augusto disse...

Olá,

deve ser utilizada 3x/dia. Uma dessas vezes uns 40 minutos antes do exercício. E deve-se evitar períodos de alta de insulina, por isso, tomar 1 hora e meia após as refeições ou 30 minutos antes. Abraço

petto disse...

Gostaria de saber a quantidade que devo tomar.
Li por ai que é de 0.2mg para cada kg, é isso??

Rafael Augusto disse...

Oi, Petto. Sim, a quantidade é de 0,2 mg/Kg de peso corporal.

Anônimo disse...

Rafael, é necessário tomar 40 minutos antes do aeróbico? Pois eu malho e depois faço aeróbico... e entao fico sem tempo pra ficar 40 minutos antes do exércicio, o que vc recomenda?

Rafael Augusto disse...

Pode tomar antes da musculação também. A meia-vida é de aproximadamente 3 horas, então, se vc utilizar ainda 40 minutos antes da musculação, ela ainda vai estar ativa no treinamento aeróbico.
Além disso, quando vc faz musculação, seu metabolismo já fica mais acelerado, logo sua queima de gordura tb.
Observação, não estou dizendo que a principal fonte de energia na musculação é a gordura. Mas já aproveite os efeitos desde a musculação.
Abraço

Januário, o Único disse...

Olá Rafael,

li aqui na internet que a Yohimbina permite (ou "prioriza") a queima de gordura "estrogênica", e por isso pode ser usada para redução de lipomastia masculina.

Você tem alguma informação sobre isso?

Unknown disse...

Boa tarde Rafael, fui apresentado ao seu blog por um amigo que assim como eu esta procurando uma forma de tirar aquelas gorduras "dos rins" como você citou no artigo. Gostaríamos de informações sobre como adquirir este produto e se há alguma contra-indicação... Existe alguma loja em Porto Alegre que venda? OU Algum site de sua confiança que possamos entrar em contato?
Desde já Agradeço.

Rafael Augusto disse...

Olá, pessoal!
Respondendo às duas perguntas acima.
Sim, existem produtos que contém Yohimbina. Os termogênicos, como Redline, Meltdown, Lipo 6, Ripped Juice, todos eles têm Yohimbina na formulação. Podem ser adquiridos na maxximum suplementos alimentares: www.suplementosmaxximum.blogspot.com
Anita Garibaldi, 1650 / Porto Alegre
Tel 30849341


A Yohimbina ajuda, de certa forma, a combater a gordura estrogênica, mas não de forma direta. Justamente porque o estrógeno modula os receptores no tecido adiposo, incluindo os receptores alfa. E são esses receptores que a Yohimbina atua.


Abraço

Unknown disse...

Bom dia Rafael...estive aqui lendo sua matéria referente ao Yohimbina e gostaria de saber se tem alguma contra indicação para mulheres pois estou querendo perder aquela gordurinha que fica na barriga conhecida como polchete..rsrs...e tbm da lateral das coxas...ou se tiver alguma outra indicação eu agradeço...obrigada

Rafael Augusto disse...

Olá, Paula.
A não ser em casos de pressão alta descontrolada e ansiedade seguida de taquicardia, não tem contra-indicações. Não aconselho também gestantes e durante o período de amamentação.
Abraço

Anônimo disse...

Eu tenho ansiedade moderada e tomei yohimbine 3h depois de tomar bupropiona (um antiansiolítico que considero suave, pois não tenho efeito colateral nenhum com ele e não tenho nenhum tipo de dependência, tomo e paro quando quiser sem problemas) e achei que ia infartar. Nunca senti nada parecido. Meu coração batia MUITO forte e rápido, tive tremores intensos, bastante enjôo e dores no peito do lado esquerdo. Já tive acelerações cardíacas várias vezes e alguns tremores após muita cafeina associada à bupropiona, mas nada parecido com o que tive ao tomar yohimbina. A ponto de que eu, que morro de preguiça de ir em médico mesmo quando estou com bastante dor, corri ao pronto-socorro, pois achei que ia infartar a qualquer momento. Foram apenas 5mg (peso 50kg) e não tenho nenhum problema no coração e tenho 27 anos, ou seja, saúde muito boa. Sendo assim, recomendo MUITO cuidado ao usar esse medicamento. E experimente em dose muito baixa primeiro. Comecei a ter os sintomas meia hora após tomar e seguiram piorando por mais meia hora, até que me deram um remédio calmante no pronto-socorro.

Rafael Augusto disse...

Sim, em algumas pessoas pode dar ansiedade. Sobretudo em jejum ou com insulina mais baixa. Não dá para começar com doses mais altas, é preciso primeiro sempre ir testando a tolerância individual.
Inclusive se questiona se boa parte do aumento da frequência cardíaca é pela substância em si ou pela ansiedade desencadeada.
Por isso, sempre iniciar com doses baixas, 2 ou 3 gramas e ir aumentando e testando a tolerância.